Agora é sério...

terça-feira, 20 de maio de 2008

...sobre loucura!

Sim, tia Lyn também tem tooodo um lado sério, cheio de idealismos e escrúpulos.Vim dividir um pouquinho minhas ideologias e pensamentos com vocês.Serei enfadonha, mas é importante!=X
Ainda mais com um esquizofrênico problematico no trio... ;]


Bem, dia 18 de maio é, no caso desse ano foi, um dia muito importante, mas a maioria das pessoas é ignorante quanto ao fato e quanto ao assunto.Dezoito de maio é o “Dia Nacional da luta Antimanicomial”.Porque, sim, ainda temos sérios problemas quanto a esse assunto.
Muitos devem saber os “cuidados”, se é que podem levar esse nome, que eram dedicados a pessoas com sofrimentos psíquicos antigamente.Experiências bárbaras eram feitas com as pessoas que levavam o titulo de loucas e nada era feito para a restauração e preservação de sua saúde e integridade.
O que muitos não conseguem enxergar é que Hospitais Psiquiátricos assim como manicômios não são tratamentos plausíveis a nenhum caso de distúrbio.Sejam eles graves ou simples acompanhamentos psicológico.
Sabem o que estas instituições representam?Exílio.Simples e puro.
Acolhem os portadores de patologias psíquicas apenas no intuito de os excluírem da sociedade, afastando-os cruelmente do convívio social e de seus entes queridos.No que isso pode ajudar?Simples.Escondem os “problemas” afastando e isolando os “incômodos”, o que por certo deve ser muito cômodo para as pessoas “normais”.Sim, a nossa sociedade sempre foi e continua sendo selecionadora, excluindo os diferentes.Por esse motivo foi necessário criar um dia especial para lembrar especialmente os que padecem de sofrimento psíquico e para lutar pela inclusão social das pessoas consideradas portadoras de transtorno mental severo.Muito se engana quem vê isso apenas como um ato humanitário, pois isso nada tem de solidário.Seremos TODOS beneficiados com uma sociedade que inclua os diferentes.

A internação psiquiátrica prolongada só tente a cronificar uma crise passageira, a estigmatizar e a excluir do convívio social pessoas que, como nós, têm potencial para criar, produzir e se realizar na vida e que, como nós buscam a felicidade.

O sofrimento psíquico deve ser assistido em serviços de saúde que não excluam as pessoas do convívio social, como Unidades Básicas de saúde, os CAPS (centro de atenção psicossocial), que são centros de convivência.Apenas excepcionalmente e por pouco tempo, em casos de crise severa, as pessoas devem ser internadas em CAPS 24 horas, ou, quando não existir esse serviço na região, em hospitais gerais.

Por essas razões, lutamos:

-Pelo fechamento dos manicômios;

-Pela ampliação e fortalecimento dos serviços públicos locais que atendem as pessoas com sofrimentos psíquicos e SUAS FAMILIAS;

-Pela inclusão social dos que padecem de transtornos mentais severos.

Enfim, por condições de vida que favoreçam a saúde mental de todos, porque dizem que “Quem tem fome, tem pressa”, mas QUEM SOFRE TAMBÉM TEM PRESSA!

Não sejamos mais tão ignorantes a ponto de esconder os diferentes atrás de muros, porque nos é mais confortável.

5 se manifestaram:

Miih disse...

O_O

Uiaaaaa...... gemea.... mandou bem PACAS!

Adorei e concordo plenamente aom tudo dito... infelizmente eu me incluo nessas pessoas que não sabia sobreo dia 18 de maio, mas penso como vc... tanto q sonho em trabalhar em centros assim para poder tentar ajudar....

a partir de hj esse dia passa a ser marcada em emus calendários como um feriado!!!
E tá ae..... essa mocinha fica ERAS sem postar aqui, mas quando faz seu "poste" faz BONITO DEMAIS DA CONTA! ^^

Te amo demais minha gemea linda!

SEMPRE!

Bjs gata

Kalysta disse...

Aaah pois é Lyn. EU também não sabia deste dia. Achei muito interessante o que você disse. Nunca havia parado e pensado nisso.

Apesar disso, já tive uma discussão semelhante, mas diferente, na pedagogia, sobre tratamento de crianças com deficiência mental. E a exclusão, acredite ou não, até há pouco tempo atrás era uma, senão a única, alternativa para a qual se olhava.

Infelizmente esse negócio de tampar o problema para fingir que não existe acontece com tudo. As cotas educacionais e o aumento de número de anos do ensino fundamental são prova disso. Ao invés de melhorarem a qualidade de ensino, eles dão cotas, que aumentarão o preconceito, e que não resolverão o problema de má qualidade educacional.


uia ... oO
Mas eu me desvirtuei do assunto, Barrrbaridade!!!

Enfim. Concordo contigo em gênero, número e grau. =)

Bjus da yuyu

desencantada disse...

boiei

mas eu tb não sabia nada sobre esse dia, nunca ouvi falar

mas vou anotar na minha agenda

e comemorar td ano \o/
jaah sei, vou protestar nesse dia!!

Drac disse...

bah, não sei pq mas me identifiquei demais com o texto... rsrs

parabéns lynzoka, mandou bem pacas XD

juro que não sumi, só não tenho idéia de post pro blog msm.. qlqr dia faço um sobre como é ser internado nesses malditos hospitais psiquiatricos. mas não agora, ou vão achar que esse é um blog sobre loucura.. o q não deixa de ser huahuahuah

enfim, assino em baixo de tudo que a lyn disse, 100%!! (olha que isso é raro...)

bj

Anônimo disse...

Disse tudo, Lyn!^^

Sou completamente contra internação em hospitais psquiatricos, inclusive fiz uma apresentação em PowerPoint pros meus pais sobre isso uma vez.. Quando meu irmão foi diagnosticado como esquizofrenico, eles ficaram meio que em pânico quando souberam, acharam que ele ia ser internado e tal... Acabei acalmando eles, sou bem útil as vezes, kkkk

Pra quem achou meu comentário muito sem pé nem cabeça, explico, eu sou a irmã desse ser problemático do trio.. kkk

ok, parabéns pelo texto Lyn,
bjoOoOoOoOoS!!!!
=****