Pense positivo!

quinta-feira, 19 de junho de 2008

...O escambal!!!!


Sempre, ao longo de meus dezenove anos, odiei livros de auto-ajuda. Para aqueles não muito familiarizados com o termo literário, são aqueles livros cheios de pensamentos positivos ao longo de suas páginas. Não que eu tenha algo contra pessoas que apreciem esse tipo de leitura, em absoluto. Contudo, a meu ver, auto-ajuda não funciona e tenho vários motivos para pensar assim.
Um deles é o fato de ser um tanto quanto realista, portanto muito otimismo me irrita. Ao longo das obras desse gênero que li, apenas entendi a seguinte mensagem: “Pense positivo. Pense positivo novamente. E mais uma vez, vamos pensar positivo.”
No geral eu sempre acabo pensando positivo jogando essas exemplares contra a parede, mas enfim.

Posso dizer que tive uns dias bem ruins atualmente, me esforçando muito, empenhada com um objetivo que não tem necessidade de ser citado aqui, mas... Às vezes a vida é bem injusta. E acho que “pensar positivo” não adianta nada. Quando seu esforço não é reconhecido, você é obrigado a continuar, tentar de novo, refazer. Isso é revoltante. Revoltante mesmo, pois, se você fez tudo certo, deu seu maximo e venceu, por que diabos a vitória lhe é tirada? Se você a merece, se por direito a conquistou, com certeza verá o fato como uma espécie de roubo. Uma cruel injustiça.
“Pensar positivo” talvez seja o modo que as pessoas utilizam para se reconfortarem, até mesmo se iludirem em alguns casos, quando tudo dá errado, por algum incoveniente da vida. Posso atestar por experiência própria: se está tudo uma merda, não vai melhor tão fácil assim. Até porque, nesses casos é bem dificil pensar positivo. A maioria das pessoas pensa mesmo em deixar para lá, esquecer todo o esforço que fizeram e seguir a vida, buscando novos objetivos.

Sempre fui de opinião clara e em minha cabeça fracassados são aqueles que desistem ao levar uma surra da vida. Eu levei muitas e não serei hipócrita, fui mesmo uma fracassada algumas vezes. Mas não tantas quanto poderia ter sido, o que me reconforta.
Também por experiência própria, afirmo que a vida é mesmo injusta às vezes e por mais que você mereça os louros da glória por determinado feito, por vezes todo seu esforço é esquecido ou ignorado e você tem que recomeçar. Provar tudo outra vez. Porém, mesmo chorando acho que vale a pena. Os outros não saberão que você se sacrificou DUAS VEZES, certamente nem saberão o esforço que você fez, quanto mais a repetição dos sacrifícios. Mas... vocês saberão e é isso que de fato importa. Eu saberei o quanto me empenhei e tive meus esforços não recompensados, nem reconhecidos. Eu também saberei que não sou uma fracassada, pois me dispus a fazer tudo de novo e por insistência que seja, uma hora terão que reconhecer isso.
Porque eu sei a verdade, sei o quanto me esforcei e mesmo sem a hipocrisia dos pensamentos positivos... sei que venci, por mais que o resto do mundo seja ignorante quanto a esse fato.

0 se manifestaram: